Com ventos de 74 km por hora, bombeiros recebem mais de 200 ligações sobre queda de árvores - São Paulo-SP

Foto/Divulgação

Brasil
Tipografia
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), ventania foi gerada pela aproximação de ciclone extratropical no litoral brasileiro.

Com rajadas de ventos de até 74 km por hora, a cidade de São Paulo registrou muitas quedas de árvores nesta quarta-feira (10).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram 215 solicitações de queda na área da capital e região metropolitana, ao longo do dia.

Por volta das 14h30, um veículo foi atingido por uma queda de árvore na Rua Bandeira Paulista, no Itaim Bibi, na Zona Sul. Um rapaz de 23 anos foi atingido. Ele foi socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro da Santa Casa, no Centro.

A chuva registrada entre a noite de terça-feira (9) e manhã desta quarta-feira (10) provoca prejuízos em diversas cidades de Santa Catarina.

Temperatura na capital

Até o início da tarde de quarta, os termômetros apontavam 17°C em São Miguel Paulista, na Zona Leste, e 15°C em Parelheiros, no extremo da Zona Sul.

“A capital paulista está vivendo uma tarde ventosa, com rajadas de vento que oscilam entre 55 Km/h e 75 Km/h. Às 14h, no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, a rajada de vento chegou a 72,3 Km/h. Essa condição meteorológica aumenta o risco de queda de árvores e intensifica o frio, pois a sensação térmica está diretamente proporcional à magnitude dos ventos”, disse um comunicado do CGE durante a tarde.

Segundo o órgão municipal, nas próximas horas a borda do ciclone vai tangenciar a Grande São Paulo, o que pode gerar rajadas de vento ainda mais fortes, de até 80 km/h, e chuva mal distribuída de fraca a moderada intensidade.

 

Previsão para os próximos dias

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura começou a cair no início da tarde desta quarta (10).

Na quinta (11), a máxima não deve ultrapassar os 15°C, e as mínimas devem ficar abaixo de 9°C.

Também são esperadas chuvas intermitentes de fraca a moderada intensidade em alguns momentos.

De acordo com o CGE, os termômetros apontam 15°C em Itaquera, na Zona Leste, e 14°C em Parelheiros.

No decorrer do dia, a combinação da passagem da frente fria sobre o continente com o deslocamento do ciclone extratropical entre a Região Sul e o litoral paulista vão manter o tempo instável.

Entre a tarde e a noite, atenção especial com as fortes rajadas de vento que devem oscilar entre 60 Km/h a 80 Km/h.

Essa condição meteorológica aumenta o risco de queda de árvores e intensifica o frio, pois a sensação térmica é diretamente proporcional à magnitude dos ventos.

 

Fonte: G1

 

 

Adicionar comentário

Enviar

Publicidade