Câmara realiza sessão especial em homenagem ao dia do gari e da Margarida - Valparaíso-GO

Foto/Divulgação

Valparaíso de Goiás
Tipografia
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás realizou na noite desta terça-feira, 31 de março, uma Sessão Especial em homenagem ao Dia do Gari e da Margarida.

Solicitada pela vereadora professora Elenir, a solenidade agraciou 26 profissionais que trabalham com a limpeza das vias públicas. “Todos os dias ao transitarmos pelas ruas e avenidas da cidade encontramos vários trabalhadores, muitas vezes pouco reconhecidos, apesar da importância do seu trabalho. Mais do que uma simples lembrança o Dia do Gari, comemorado em 16 de maio, merece todo nosso respeito. Agradecemos a todos os trabalhadores do ramo de limpeza e conservação. O seu esforço e dedicação é essencial para a vida de todos nós. Parabéns!”, destacou a vereadora Professora Elenir.

Segundo o presidente da Casa de Leis, Placido Cunha, o Gari merece tanto respeito na sociedade, quanto qualquer outro profissional. “Segundo dados do IBGE, nós, brasileiros, produzimos aproximadamente 230 MIL TONELADAS de lixo POR DIA, é um número alarmante que nos leva a entender o quanto precisamos do trabalho dos Garis, ainda mais quando constatamos que uma parcela do que é produzido acaba indo para as vias públicas, por falta de zelo de alguns indivíduos com a nossa cidade! Uma cidade limpa depende de todos nós! É muito importante que você cidadão se conscientize e colabore com os garis, com a administração pública também”, pontuou Cunha.

O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976. Já o termo Margarida surgiu no início dos anos 70, na cidade de São Paulo, na época havia pouca mão-de-obra masculina para a varrição e limpeza das vias da cidade, foi quando as mulheres começaram a ser requisitadas para este serviço. E então, houve a preocupação em encontrar um nome popular que servisse de alternativa aos já tradicionais: varredora e gari. A cor branca é sinônimo de limpeza, e a flor representa a feminilidade, então Margarida foi considerado o nome mais adequado para as mulheres que prestavam estes serviços. Além de, é claro, possuir a palavra “gari” inclusa no nome.

 

Confira a lista dos homenageados:

Cláudia Aguiar

Francisca Fontenele Pereira

 Aylaine Cristina Trigueiro Silva

 Rodrigo Elias Rodrigues dos Santos

 

Professora Elenir

Virlene Azevedo Silva

Marta Fernandes Dantas

Fátima Moreira Souto Correa

 

Maria do Monte

Henrique de Sousa Araújo

Wellington da Silva Miranda Alves

Maria do Livramento dos Santos Monteiro

 

Zequinha

Marcos Antônio Freire

Jefferson Vieira dos Santos

Wagner Gomes de Souza

 

Flávio Lopes

Ângela Maria dos Santos Feliciano

Clóvis Cristiano Batista de Melo

Thayane Sales Ribeiro

 

Edson Negão

Cristiano Silva Gomes

Marcela Santana Silva

Fabiana Laurindo Nunes

 

 Alceu Gomes

 Siamaro Alves de Mota Souza

 Pedro Silva Rodrigues

 George Michael Gonçalves Coimbra

 

Jorge Recife

Francisco Aguiar Agostinho

 

Plácido Cunha

Isaías Inácio dos Santos

Jeanderson de Castro

José Fernandes do Nascimento

 

Fonte: Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás

Adicionar comentário

Enviar

Publicidade