Apresentado Projeto de Lei que torna obrigatório exame de fundo de olho em recém-nascidos - Valparaíso-GO

Foto/Divulgação

Valparaíso de Goiás
Tipografia
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Apresentado na  Câmara de Valparaíso de Goiás, Projeto de Lei de autoria da vereadora Professora Elenir, que autoriza o Poder Executivo a  tornar obrigatório o exame de fundo de olho em recém nascidos, para conscientização e incentivo ao diagnóstico e detecção precoce de retinoblastoma.

O teste do olhinho será realizado segundo orientação técnica do pediatra e do oftalmologista responsável pela respectiva unidade de saúde, logo após o nascimento e antes do recebimento da alta hospitalar.

O retinoblastoma é o tumor maligno do olho mais comum em crianças. Ele se origina na retina, uma membrana que reveste a parte interna do olho tem células responsáveis pela visão. Em todo o mundo, cerca de 6 mil crianças desenvolvem retinoblastoma a cada ano. Os tumores pequenos podem não ser notados, por isso, é tão importante a consulta de rotina com o oftalmopediatra nos primeiros anos de vida.

O principal sintoma, presente em 90% dos casos diagnosticados, é a leucocoria, um reflexo branco na pupila, conhecido como ‘sinal do olho de gato’. Essa mancha esbranquiçada indica que uma fonte luminosa está incidindo sobre a superfície do tumor e impede a passagem de luz. Sem a passagem de luz, as vias óticas para o centro da visão, no cérebro. “O diagnóstico precoce possibilita o tratamento adequado e aumenta as possibilidades de preservar a visão e a vida da criança acometida pela doença”, completou a vereadora Professora Elenir.

 

Fonte: Câmara Municipal de Valparaiso de Goiás

Adicionar comentário

Enviar

Publicidade